quinta-feira, 30 de junho de 2011

Atenção Cursistas!

Segunda-feira(04/07/2011) haverá encontro , no mesmo horário e local de costume. Sua presença é importante para o crescimento do grupo. Participe!!!

Atividades Módulo III


Atividade 3_1- Diário de Bordo/FÓRUM.

Diante da necessidade de dialogar e compreender a realidade dos alunos reflita sobre as questões apresentadas a seguir e explicite seu ponto de vista produ­zindo um pequeno texto a ser compartilhado no Fórum.

Pontos para sua reflexão:

- Desenvolvo uma prática dialógica com meus alunos? Ouço suas ideias, dúvidas, curiosidades? Diário de Bordo

- Quais são as estratégias que utilizo e/ou considero que podem ser úteis para estabelecer um ambiente de livre expressão que favoreça o diálogo? De que forma as tecnologias podem auxiliar nisso? Fórum “Contextualizando a mudança: da teoria à prática”,

Atividade 3_2

Esboço de Plano de Projeto

A proposta, aqui, é que você planeje uma atividade, visando ao aprimoramento da interação e do vínculo entre vocês, a partir de um maior conhecimento da turma e da possibilidade de identificação de desejos e necessidades de aprendizagem do grupo. Para isso, apresentamos alguns procedimentos:

1) Faça uma breve descrição da atividade que você planeja realizar em um documento no BrOffice. Lembre-se de registrar, também, as tecnologias e recursos que serão necessários.

Atividade 3_3 – Biblioteca

Elaboração do Projeto a ser Desenvolvido

1. Relembrar os recursos estudados até o momento que poderão ser empregados para a realização de pesquisas, coleta e registro de informações do projeto.

2. Ouvir também a áudio aula em Podcast “Informática na etapa de pesquisa de um Projeto de Aprendizagem”, elaborada pela Profa. Mônica Carapeços Arriada, dis­ponível no CD do curso.

3. Elaborar o plano de aula conforme roteiro disponível no Portal do Professor.

ü Registrar o Plano de Aulas em documento do editor de texto conforme modelo do Tutor

ü Salvar o documento na pasta “Meus documentos”, atribuindo-lhe um nome que facilite sua identificação da seguinte forma: ativ_5_antonios.

ü Postar este arquivo na Biblioteca, em Material do Aluno, tema Atividade 3_3, subtema: Projeto de aula.

Atividade 3_4 – Fórum

Desenvolvimento e Relato de Projeto

1. Desenvolva o Projeto previsto.

2. Durante a realização das ações de pesquisa, fique atento (a) para o registro detalhado das ações nos diferentes formatos que for possível: textos, fotos, vídeos, áudios. Esses materiais serão importantes para a etapa posterior de estruturar uma apresentação multimídia dos resulta­dos do projeto (na Unidade 4). Você também pode orientar seus alunos para o uso de diferentes ferramentas estudadas neste curso, adequadas para o compartilhamento dos dados coletados e descobertas feitas.

3. Ainda, nesta perspectiva de acompanhamento do desenvolvimen­to do Projeto, sugerimos também que você registre, no fórum “Relato de projetos de trabalho”, o andamento das atividades desenvolvidas e tecnologias e mídias empregadas, de forma que você possa dialogar com seus colegas e formador e/ou esclarecer eventuais dúvidas. Seja cooperativo(a), ou seja, acompanhe os relatos dos colegas e apresente comentários e sugestões, quando achar pertinente.

Atividade 3_5_ Atividade – Diário de Bordo

Reflexão acerca do conceito de currículo e processo e integração de tecnologias ao currículo

Pontos para Refletir:

O que é currículo?

Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?

Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?

Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?

Para auxiliar o cursista na formação do conceito de currículo, sugerimos a leitura dos seguintes artigos:

https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B4sK2ZbeA6PVOGQ3YzdiY2EtZjI5Yy00NTUyLTgwNDYtYjZiOThiOGFhZWI0&hl=pt_BR

ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DA UNIDADE II


ATIVIDADES DO MÓDULO II – INTERNET, HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA.

Atividade 2.1

Navegação em hipertexto

1. Inicialmente, reunidos em duplas, vocês vão navegar livremente, por cerca de dez minutos, pelo site do Portal do Professor, mantido pelo MEC: (http://portaldoprofessor.gov.br).

2. Em seguida, vocês realizarão uma discussão com todo o grupo a fim de verificar se houve diferença nos caminhos navegados pelas diferentes duplas.

3. Agora, o grupo escolherá um local qualquer para navegar, como algum site bacana de que ouviram falar ou fazer uma busca, usando um ‘buscador’ para algum tema do interesse de vocês.

4. Após esse livre navegar, responda a estas questões: Qual é a impressão que a navegação no Portal do Professor deixou em cada grupo? Que diferenças de percepção resultaram? Alguém se perdeu na navegação? Souberam voltar para as páginas iniciais? Navegar à deriva trouxe-lhes algum ganho?

Atividade 2.2 - FÓRUM

Experiência de Navegar Livremente

Orientações

1. Faça uma pesquisa na internet sobre o conceito de hipertexto – vá até a página do Google e inicie a sua busca com a chave “o que é hipertexto?”. Agora, observe o resultado dessa busca:

a. Quantas páginas foram listadas? O que isso pode indicar?

b. Acesse, agora, o primeiro item da lista de resultados do Google – você pode notar que essa é uma lista de referências que o mecanismo do Google monta sempre que solicitamos a definição de algum termo. Note que, em todos os sites listados nesse primeiro item, há uma definição para hipertexto. Navegue à vontade por essas definições; e, depois, volte para as páginas anteriores. A ideia, neste momento, é que você vivencie, de modo consciente e sem medo de errar, nem de acertar, a sensação de navegar por um hipertexto. Se você ficar completamente perdido, é só começar de novo. Para isso, feche o navegador e volte à busca na página do Google.

2. Ao terminar a navegação, escreva um pequeno texto (250 a 300 palavras), no editor de textos do BrOffice, relatando suas impressões sobre a ex­periência de navegação; diga como foi, para você, lidar com um produto textual em que se navega além de ler. Ao escrever esse texto, sugiro que você reflita sobre as seguintes questões: Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se perdeu? Conseguiu retornar e achar seus caminhos? Conheceu coisas inesperadas? Aprendeu um pouco acerca do tema central: os hi­pertextos? Saberia dizer por onde andou? Saberia enumerar cada coisa sobre o que leu?

3. Após salvar o seu documento, nomeando o arquivo, conforme a estrutura de sempre: unidade_2_percepcoes_ao_navegar_por_hipertextos_seu_ nome, que tal começar por compartilhar suas impressões no fórum ‘Ex­periência de navegar livremente’? O seu formador já deve, evidentemen­te, ter orientado você sobre como ter acesso a este fórum.

Atividade 2.3

FÓRUM- Conceituando hipertexto individualmente

Elabore, com suas próprias palavras, uma conceituação sobre hipertexto, uti­lizando o que leu até agora. A proposta é criar um texto curto, de, no máximo, uma página, com uma colagem de colaborações retiradas do que você leu e, também, adicionar algum comentário ou intervenção sua.

Orientações para a realização desta atividade:

- Procure, nas várias páginas que você leu nesse material impresso, alguns trechos sucintos e claros que, em sua opinião, expressam, de forma clara, o que é um hipertexto.

- Crie um documento de texto no BrOffice e vá copiando esses trechos nele e adicionando seus comentários.

- Seja parcimonioso; não copie, portanto, tudo do que gostou ou tudo o que encontrou.

- Acrescente, também, trechos que apresentem um aspecto interessante sobre os hipertextos; pode ser uma curiosidade sobre sua história, uma possibilidade de exploração em educação ou alguma particularidade sobre essa nova linguagem.

- Não se esqueça de atribuir, aos trechos copiados, a sua autoria, bem como o endereço de onde você os extraiu. Se, no texto original, estiver citado o nome do autor, não deixe de citá-lo também em seu documento.

Quando seu trabalho estiver pronto, salve-o em uma pasta e, em seguida, poste-o no Fórum “Conceituando Hipertexto individualmente”, que será criado para essa atividade, dessa forma o seu texto será lido e comentado pelos colegas.

Atividade 2.4

FÓRUM - Conceituando hipertexto coletivamente

Orientações

1. Vá ao Fórum “Conceituando Hipertexto”, especialmente criado para as atividades 2.2 e 2.3, escolha e leia alguns trabalhos dos seus colegas.

2. Os textos devem ser curtos, pois esta era a orientação. Muitos terão copiado textos semelhantes, por isso alguns se pareçam, talvez, com o seu trabalho. Tudo bem, pois a ideia é mesmo que o grupo caminhe para a construção de alguns consensos sobre o que é um hipertexto.

3. Escolha, pelo menos um trabalho, que apresente algo que lhe pareça interessante e faça comentários dizendo por que chamou a sua atenção. O propósito é enriquecer um pouco cada um dos documentos com as observações feitas pelos colegas. Sugerimos, todavia, que você procure não se alongar. Teça, portanto, comentários breves para que possam ser lidos rapidamente.

4. Se algum texto for demasiadamente grande, faça um comentário com essa observação – se alguém já houver feito isso, apenas corrobore se lhe parecer cabível.

5. Volte a seu trabalho e leia os comentários dos colegas. Se achar cabível, amplie ou replique os comentários, ou modifique alguma coisa em seu texto original. Aproveite os comentários de seus colegas para tornar seu (hiper) documento ainda melhor.

Atividade 2.5

Criando um portfólio em hipertexto, o seu hiper-portfólio

Para esta atividade, você vai precisar criar um blog no servidor da Blogspot. Neste espaço, você vai registrar, ao longo do curso, as atividades que fez e fará, as coisas que descobrir e aquelas que inventarem. Nem tudo ficará, entretanto, nesse blog. Nele, você vai colocar uma breve síntese inicial ou uma apresenta­ção sobre cada atividade, sobre cada coisa que produzir e colocará links para essas coisas. Cada postagem num blog constitui um post. Crie um nome bem legal e também uma descrição clara para o seu blog. Assim, você já informa, rapidamente, para o seu leitor qual o objetivo da sua constru­ção e o que o leitor pode encontrar nele.

Atividade 2.6

Planejando uma atividade com hipertexto ou internet

1. A primeira tarefa será montar grupos de trabalho (duplas ou trios). Sugerimos que formem os grupos entre professores que tenham opor­tunidade de encontrar-se com frequência e que tenham interesses similares.

2. Escolhido o grupo, planejem uma atividade, em que sejam usados alguns dos recursos de que tratamos nas semanas anteriores, para ser desen­volvida com os alunos. Alguns exemplos de atividade podem ser:

- criação de blogs com links para coisas pelas quais tenham interesse na internet;

- navegação e pesquisa na internet, orientada por uma webQuest;

- criação de um hipertexto coletivo formado por pequenas histórias inter­caladas, produzidas por duplas ou trios de cursistas.

3. Descrevam a atividade com o maior número possível de detalhes, coloquem em um texto no BrOffice.org Write e postem na área de troca: na Biblioteca, em material do aluno com o tema ‘Planejando Atividade com Hipertexto’, para que seja acessível a seus colegas.

4. O trabalho de seu grupo será levado para o encontro presencial para ser discutido por todos, aperfeiçoado coletivamente e, por fim, experimenta­do concretamente com seus alunos na semana seguinte.

Atividade 2.7 – Biblioteca

Desenvolvimento da atividade 2.6 planejada para alunos.

Redija um texto no BrOffice.org Write e postem na área de troca: na Biblioteca, em material do aluno com o tema ‘Execução do Planejamento, para que seja acessível a seus colegas.

Fazer uma análise da atividade executada.

Poste a atividade na Biblioteca do Material do aluno / tema “Execução do planejamento”

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Atividade 2.8 – Fórum/Blog

Registro digital da experiência

Vocês elaborarão, agora, um registro digital da experiência na forma de um hi­perdocumento.

Relatem o processo, explicitando o que aconteceu como vocês planejaram e o que precisaram modificar pelas imposições da prática (Páginas: 118,119 e120).

Iniciem com uma postagem no blog do cursista.

Participe do Fórum 2.8 postando seu relato acercadas atividades 2.6 e 2.7 desenvolvidas com seus alunos e comente as atividades dos colegas.

Atividade 2.9 – Biblioteca

O pôster deve ser postado na Biblioteca - Material do Aluno - tema Pôster

Nesta atividade, você deve criar um Pôster: um resumo ilustrado do seu trabalho. Nele devem constar os aspectos mais gerais do trabalho realizado nas atividades 2.6 e 2.7, as fotografias registradas (se houver). Ao criá-lo, você vai deve apresentar, em poucas palavras, os aspectos centrais e mais importantes do que experimentaram. Procure usar frases curtas, como se fossem manchetes de um noticiário. Pode usar imagens e fotos se desejarem, mas escolha somente as mais relevantes. Em geral os pôsteres são feitos em um espaço equivalente ao de uma folha de papel pardo grande, cerca de 80 X 120 cm.

2) Será enviado por e-mail modelo do Pôster.

2) O pôster deve ser postado na Biblioteca - Material do Aluno - tema ‘Pôster’

Atividades 2.10 e 2.11 – Fórum.

1) Navegue pelo site http://pt.wikipedia.org

2) Leia sua história, pesquise verbetes, tente editar ou criar algum verbete.

2) Navegue pelo Wikicionáio http://pt.wikicionario.org

3) Redija um único comentário acerca da experiência de navegação pelos dois sites e publique no Fórum 2.10 e 2.11.

4) Publique seu relato no seu blog.